sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Violação dos Direitos Humanos no Cotidiano Escolar

Segundo relatos dos funcionários da escola consultada, ocorrem violações dos direitos humanos no cotidiano escolar quando a escola não se propõe a romper com as barreiras de uma aula tradicional, onde o aluno é apenas sujeito e não construtor do conhecimento;
Outra situação ocorre quando a escola não dispõe de profissionais capacitados para lidar com os alunos que necessitam de cuidados especiais e, como conseqüência disso, acabam por continuarem excluídos, mesmo estando no ambiente escolar, como é comum ocorrer.
Ainda existem casos quando professores impõem um regime ditatorial dentro da sala de aula, limitando-se a meros sujeitos de repasse de conhecimento e não ouvindo as necessidades dos alunos, seja reprimindo sua liberdade de expressão, ou usando palavras de baixo calão num ambiente que deveria primar pela construção do conhecimento e não de repressão.
Quando os gestores não escutam ou não permitem que o corpo docente exponha suas idéias para o melhoramento das atividades escolares, apenas impondo suas vontades e pensamentos, ou quando nenhum destes estão comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem, limitando a aula apenas a exposição de conteúdos da grade curricular, sem abordar noções de ética e cidadania, o que instrui os alunos para a vida em sociedade e os mostra sua importância enquanto cidadãos transformadores da sua vida e a de outros.
O fato de que a merenda escolar não se apresenta de boa qualidade nutricional - o que denuncia um descaso em ambientes de níveis acima até mesmo da direção da escola – e, neste caso, sabendo-se que uma parcela considerável dos alunos tem apenas esta refeição durante o dia, isto também se configura como violação dos direitos humanos.
Assim sendo, percebemos que o ambiente escolar, onde se supõe ser o sagrado momento em que o indivíduo deveria estar construindo sua personalidade, caráter, compondo idéias, transformando-as, tendo oportunidade de conhecer os saberes e tecnologias, atualizando-se e formando o intelecto, conhecendo seus deveres e direitos, cumprindo-os e respeitando os seus limites, avalia-se que nem sempre a escola cumpre seu objetivo maior, que é de fundamentar esse espaço, como sendo uma esfera pública e democrática.

Por: Lucy de Sousa Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário