segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A importância da Educação a Distância.

A modalidade de educação a distância permite um maior respeito aos ritmos pessoais, na medida em que, supera um modelo de fluxo linear, possibilita uma dimensão cíclica com um ir e vir, um retornar, um rever, um refazer, abertos aos acontecimentos produzidos por sujeitos culturais. A educação a distância como uma das modalidades de ensino aprendizagem, possibilitada pela mediação dos suportes tecnológicos digitais e de rede, seja esta inserida em sistemas de ensino presenciais, mistos ou completamente realizada por meio da cunstancialidade de seus tempos. Educação a Distância, como já foi dito, tem sido comumente conhecida como situações e formas de ensino e aprendizagem, nas quais professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, como na sala de aula presencial.

A EAD pode desenvolver-se através de cursos totalmente a distância sem nenhum contato presencial entre professor-aluno, sendo toda interação por meio das tecnologias, enquanto que os cursos semipresenciais desenvolvem-se parte em sala de aula com apoio de professores/tutores e outra parte a distância utilizando as tecnologias. Há, também, cursos presenciais que são complementados com atividades fora da sala de aula, pela Internet (MORAN, 2003). Quanto à questão do espaço e tempo na Educação a Distância, nos cursos a distância, o tempo é flexível, possibilitando ao aluno adequar as situações pessoais, familiares, profissionais às exigências do curso, podendo, assim, realizar seus estudos no lugar de sua conveniência (escola, casa, trabalho, etc.). No entanto, segundo Oliveira (2003),

‘“A EAD não representa uma solução simples para quem não tem tempo para um curso presencial”. distância proporciona uma certa flexibilidade em relação ao espaço e não à falta de tempo. A flexibilidade de tempo em EAD significa que os prazos para os alunos reelaborarem seus trabalhos, com o acompanhamento dos professores e/ou tutores, devem ser negociados .

Na EAD o aluno precisa desenvolver estudos com autonomia - a Educação a Distância pode atender aos alunos do ensino fundamental, médio, superior e da pós-graduação, contudo, é mais recomendada para alunos adultos. “O modelo de aprendizagem a distância é mais apropriada a adultos com maturidade e motivação necessária à auto-aprendizagem e possuindo um mínimo de habilidade de estudo” (BELLONI, 1999, p. 40). Dessa forma, os alunos dos cursos na modalidade a distância devem ser orientados pelos professores e/ou tutores para que desenvolvam sua aprendizagem de forma autônoma, sendo capazes de gerir o seu próprio processo de aprendizagem, de apresentar suas dificuldades e avanços aos professores e/ou tutores e trocar experiências com seus colegas.
marilene jesus da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário