quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O papel da Escola na Comunidade

Primeiramente agradecer a Deus por ter me dado força e coragem no decorrer de curso e em segundo lugar aos professores e tutores pelo apoio e pelo incentivo. Foi uma experiência inédita, os conteúdos abordados durante o curso foram de suma importância para nós que somos educadores, esse curso de Educação para Diversidade e Cidadania fortaleceu muito o meu censo crítico e aprendi muitas coisas sobre a diversidade na escola e na sociedade e cultural.
A escola tem um papel importante na sociedade, tem a função de ajudar na formação do caráter da criança ensinando a conviver com diferencia, nós sabemos que temos todos os mesmo direitos apesar de ser diferente um outro. Atualmente o conceito de raça quando aplicada à humanidade causa inúmeras polêmicas, porque a área biológica comprovou que as diferenças genéticas entre os seres humanos são mínimas, por isso não se admite mais que a humanidade seja constituída como raça.
Há alguns séculos atrás era normal os brancos menosprezar o negro ou até mesmo escraviza-los, pois quem não se lembra dos tráfego de negro que existia da África para o Brasil contrabandeados pelos os europeus. Foi justo a criação da ONU (Organização das Nações Unidades) em 1945 e 1948 podemos observar que depois da Segunda Guerra Mundial os paises uniram-se buscando restabelecer a paz mundial. Para tanto, 192 paises assinaram a carta das Nações Unidas e criaram a (ONU), em 24 de outubro desse mesmo ano. Podemos ver que o principal objetivo da ONU era, além do estabelecimento da paz, evitar uma nova guerra mundial. Hoje todos nós temos direitos através da Declaração dos Direitos Humanos, mas para chegar até aqui um longo caminho foi percorrido principalmente o caminho da diferença entre um e outro.
Descobri no decorrer do curso que não devemos só aprender conviver com a diferença e sim respeita-las e ama-las como se fosse você mesmo, seja ele um negro, branco, pardo, deficiente, senhores, senhoras e até mesmo aqueles que não se encontra na sociedade o (presidiário), por isso é fundamental colocarmos em prática tudo que aprendemos sem fazer acepção de pessoas, pois a partir do momento que colocarmos em prático com os nossos alunos será despertado no alunado que somos diferentes na fisionomia, na classe social e na cor, mais não podemos esquecer que temos os mesmo direitos.
Pretendo dar continuidade sempre quando surgir novas capacitações relacionadas com a educação, é importante manter-se atualizados na busca da educação com qualidade.

Autor: Leonardo Justino de Almeida
Pólo UAB (IFPA) – Tailândia - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário