sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Direitos que cada Criança e Adolescente deve ter
Falar a respeito dos direitos da criança e adolescente nos vem em mente o que fazer para garantir que tais direitos sejam realmente posto em pratica pela a sociedade e não violados. Sabemos que o ECA já atingiu os seus dezoitos anos mais que infelizmente ainda muitos dos seus artigos ainda não saíram do papel.
Vejamos o que diz o ECA:
Art. 18 É dever de todos valar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Ao andar pelas as ruas dos grandes centros nos deparamos com cenas onde a dignidade das crianças e adolescentes são violadas muitos não têm o que comer nem mesmo onde dormir vivem perambulando e com isso a sua vida vivem ameaçadas.
Conheço alguns programas do governo federal que os gestores municipais adotam mais mesmo assim as crianças não conseguem ter uma vida digna chegando a ser constrangedor e acredito que as ações dos gestores ainda não chegaram a atingir os objetivos desejados.
Sabemos dos esforços dos conselhos e das entidades que defendem os direitos das crianças como podemos ver não basta está só no papel mais sim pôr em pratica e garantir que o ECA seja conhecido nos escolas e principalmente que os professor conheçam para divulgar e orientar seus alunos dos direitos e deveres porque é conhecendo é que podemos defender.
Estamos em pleno século XXI não conseguimos fazer com que os diretos das crianças sejam respeitados porque o ECA é uma Lei que se posto em pratica nenhuma criança era submetida a tantas faltas de amor mais aos pouca a realidade está sendo um pouco mudada.
No art. 13 diz que: os casos de suspeita ou confirmado de maus tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar ....
Quando se trata de criança e adolescente devemos ter muito cuidado e proteger-los porque é só cuidado é que se pode ajudar os mesmos a ter uma vida mais feliz e também é importante que os conselheiros tutelares sem capacitados e tenham conhecimentos para defender e proteger os menores porque eles precisam de alguém que os ajudem a ter uma vida com mais dignidade.
Basta aplicar as que já existem

Vejamos as leis que já existem com suas alterações acredito que se colocadas em pratica seriam suficientes para dá certo e começar a valorizar os cidadãos afro-brasileiros porque a LDB já tem algumas alterações e infelizmente não foram aplicadas um exemplo claro é a 10.639/03 que deixa muito em evidencias sua importância para assim resgatar a conscientizações dos cidadãos na pratica do dia a dia mais nem sequer os gestores de escolas conhecem e esta já é uma alteração na LDB que no seu art. 26-A torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

O fato é que de acordo com o que foram debatidos no fórum as leis que regem a educação não precisam de novas leis e sim por em pratica as já existentes. Isto faria o diferencial na vida de cada pessoa que tem o compromisso com a valorização do homem e assim resgataria os valores e acreditamos que é na escola que deve começar a mostrar o quando um povo informado e formado pode contribuir para que a educação de fato começa a dá certo em nosso país porque é por meio da educação é que teremos cidadãos consciente a buscar seus direitos e ajudar uma nação a crescer consciente.
Mais não basta só exigir tem que conhecer as leis que nos dá respaldo para saber como fazer o melhor e não só ficar falando sem conhecimentos. No mundo em que vivemos temos que saber inovar e transmitir valores para podermos então exigir dos que podem contribuir para um mundo melhor e tudo isto perpassa pela a educação.
Portanto não podemos deixar que mudando as leis é que pode fazer alguma diferença é só acreditar e divulgar as que já existem para podermos conhecer de fato e por em pratica é a melhor forma de fazer isso é nas escolas nas universidades e nos sindicatos. Porque um povo informado e formado luta consciente pelos os seus direitos e sabe reconhecer os deveres. Como sabemos a LDB já sofreu algumas alterações para melhorar ainda mais a educação.
Lucimar Barbosa da Silva Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário