terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diversidade no ambiente escolar

Conceitos de gêneros, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar

O referido texto busca ressaltar a necessidade de superar a cegueira multicultural e racial que predomina em nossos currículos. Pois vivemos em uma sociedade “mascarada”, que faz com que todos acreditem no que é imposto por ela. Algo bem fácil de acontecer, já que somos muitos acomodados em relação aos problemas sociais.
Segundo o autor nós assimilamos tudo o que ouvimos e não nos posicionamos em relação ao fato. Deixamos nos corromper pelo belo, pelo certo e pelo o perfeito. E acabamos vivendo uma triste fantasia.
É preciso acordar para á vida, e ver que o mundo só vai mudar se cada um admitir que precise de ajuda, que os problemas sociais, são nossos. E cada cidadão é responsável pelo futuro da nação.
Vivemos em uma sociedade, dividida entre o “certo e o errado”, pois o que é certo pra você, pode também ser errado pro outro, e assim vice-versa. E isso faz com que os problemas sociais caminhem para trás. Dificultando o avanço das inúmeras deficiências que permeiam o nosso universo.
Nossa sociedade é cada vez mais multiculturais e desiguais, mas convivemos em sociedade como se todas as pessoas fossem iguais. E não merecessem um tratamento especial por serem únicos. Nos bancos escolares, por exemplo, convivemos com alunos de diferentes personalidades, muitos trazem consigo uma visão negativa de mundo, por sofrerem todos os tipos de preconceitos, dentro e fora do ambiente escolar. E como podemos mudar essa realidade, se no próprio currículo não vem para se trabalhar os diversos grupos sociais existente na sociedade? É muito difícil, mas não é impossível, vai depender principalmente do desempenho profissional de cada educador.
O autor enfatiza que os educadores precisam ter um olhar atento, para construir um caminho rico na busca de alternativa para um mundo plural e menos desigual. Muitos acreditam que a educação pode mudar e até mesmo contribuir para uma sociedade digna. Mas o que vemos, é que muitos professores, não é convicto de tais mudanças, porém existem profissionais da educação que trabalham por amor aos seus alunos e ao futuro desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário