domingo, 28 de fevereiro de 2010

Desigualdades raciais na Educação Brasileira e proposta de intervenção

Essa questão da desigualdade racial em nosso país, é bastante preocupante pois nela está inserida os índices de analfabetismo, evasão escolar, alunos que tem muita dificuldade em chegar a uma universidade e esta problemática está em patamares desigual e esses índices não são bons para uma sociedade ou um país em desenvolvimento. Essa problemática dificulta o relacionamento social, moral de um povo.
Vale ressaltar, que esse preconceito existente no meio social, vem de muitas gerações e está guardado na maioria dos indivíduos e que é repassado de pai para filho, por isso não é fácil mudar tal comportamento em pouco tempo.
É válido mencionar que no resultado do Saeb, essa problemática vem se amenizando. No resultado de 2003 do Saeb não apenas os alunos brancos alcançaram uma proficiência média maior que há dos alunos negros em todas as séries pesquisadas, como também essas diferenças entre as médias de brancos e negros, aumentam a medida que os alunos avançam no sistema educacional. Ou seja, as menores diferenças entre as proficiência médias de alunos brancos e negros são encontradas na 4° série do ensino fundamental, havendo um aumento tanto na 8° série do ensino fundamental quanto na 3° série do ensino médio.
Logo abaixo é possível se observar as tendências mencionadas:
a) As proficiências médias dos alunos brancos são maiores do que as dos negros em português e matemática e em todas as séries;
b) Essas diferenças aumentam conforme se analisam as séries mais avançadas do sistema educacional;
As tendências descritas acima são decisivas para que o seguinte questionamento seja feito: o que ocorre com os alunos brancos e negros ao longo de sua passagem pelo sistema educacional que contribui para o aumento da diferença de desempenho entre esses grupos raciais? Contudo antes de se iniciar a investigação dessa complicada pergunta, é necessário uma outra verificação: se essa tendência também se mantém em diferentes unidades da federação. Isso porque em um país de dimensões continentais e de formação tão heterogênea como o Brasil, é sempre importante destacar as tendências regionais de desigualdade-que nesse caso, refere-se à proficiência escolar.
Edna Santos Fernandes

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