domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cultura e preconceito uma relação de amor

Podemos destacar situações de preconceito racial e social nos diversos âmbitos da nossa sociedade tanto no cotidiano como em sala de aula, é fácil deparar se com situações de racismo em sala de aula, pois até mesmo entre o próprio grupo considerado diz criminado há questões de racismo, pois o fato de ser mais “belo” que o outro faz com que essa pessoa se sinta melhor do que a outra. E comum ouvir entre os alunos palavras de baixo escalão referindo ao outro no sentido discriminatório como:urubu,negrão,magrelo,baleia,girafa,quatro olho,careca e etc.A questão do racismo ela está presente de várias formas presente dentro de sala de aula no tratamento de aluno/aluno,professor/aluno e até mesmo direção/alunos e professores,esse fato pode ser percebido dentro de uma análise minuciosa dos fatos pois em um primeiro olhar podemos até dizer que não mas a medida em que desenvolvemos nossos trabalhos começam a aparecer os preferidos dos “alunos,professores,diretores e outro”fato que vai desde sua situação financeira ate mesmo de sua maneira de se vestir.
Falar sobre a importância de estudar sobre esses assuntos nos fortalece bastantes nossos afetos profissionais como de auto-estima, pois tudo que enriquece nosso conhecimento como ser humano que somos nos faz ver a vida de uma outra forma.
Relato de um aluno que me disse professor porque sempre que solicito a presença do professor X ele me da uma atenção reduzida e o aluno Y ao solicitar esse mesmo professor ele até arrasta uma carteira para sentar ao seu lado dando lhe uma atenção bem maior do que a solicitada por mim, fico me perguntando porque desse fato,será que ele tem algo contra a minha pessoa ou não tenho algo em mim que possa satisfazer suas fantasias.Um outro aluno disse não gosto das aulas do professor X pois acho ele um chato,esse aluno deve ter algo formado dentro de si em relação a esse professor quem sabe:um preconceito racial,social,ou até mesmo algo voltado pela falta de um bom relacionamento entre ambos.
Para o professor ou qualquer pessoa que esteja fazendo esse curso poderá usufruir de grandes conhecimentos ale de poder expressar suas tensões ou até mesmo suas frustrações profissionais em busca de ajuda profissional.
Como aluno deste curso eu tive o prazer de navegar num mar de conhecimento profundo, pois poder conhecer um pouco da cultura de várias formas de pontos de vistas colocado nessa disciplina me fez ampliar meus conhecimentos, pois sou uma pessoa que já trabalho essas questões no meu dia-a-dia, e tudo isso só ajudar a esclarecer dúvidas armazenados dentro de minha pessoa relacionado ao que a educação estava fazendo para melhorar os relacionamentos em termo de cultura e de relacionamento sadio entre os seres humanos. Pois o futuro de uma boa sociedade preparada e satisfeita depende de como ela ver o outro em relação a sua pessoa, como parte de si e que precisa ser cuidada de igual modo e não como desprezo, pois somos como os órgãos que compõem a nossa estrutura física se um deles falhar todos os outros sofrem com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário