domingo, 28 de fevereiro de 2010

DOENÇA SOCIAL: DESIGUALDADE

A desigualdade “é uma doença social” que atingiu toda a humanidade. Quantas vezes presenciamos atos de desigualdade atitude agressivos na escola, entre colegas e família e na sociedade.
Num país com grau extremo de desigualdade social como o Brasil, a difusão da segurança privada tende a ser mais um sistema perverso de profundamente dessa desigualdade, a discriminação distribui-se para criminalidade: os moradores dos bairros pobres são sabidamente as maiores vítima do preconceito racial nas grandes cidades brasileira, enquanto os mais ricos são os que vivem nos locais mais seguros, a ênfase na segurança privada em vez do fortalecimento da segurança pública potencialmente só pode aumentar essa desigualdade e gravar o quadro da criminalidade violenta .
Qualquer um que já tenha tentado entra a pé no condômino fechado ou que já assistido ao humilhante ritual de revista a que empregado têm que se submeter diariamente nas suas portarias não terá duvidas de que “medidas de segurança” são na verdade medidas de controle e exclusão social. Aos que são barrados e ficam de fora dos espaços privilegiados, resta o espaço das ruas e dos transportes coletivos, percebemos como cada vez mais perigoso e desprestigiados. Mas é ilusão pensar que se pode contribuir uma sociedade com desigualdade em termo dos seus direitos humanos, enquanto a desigualdade está a cima de tudo. O que se consegue com esses muros de preconceitos é aprisionar as pessoas e segregar os pobres. Ao desrespeitar a dignidade humana ignorando o incomparável valor de cada pessoa, produzimos uma sociedade violenta, e se lastra, atingindo também esferas que pareciam imunes a ela: os bairros privilegiados. Quando os cidadãos de todos os grupos sociais perceberem que têm que sair de trás dos muros da separação, se apropriar em busca desta liberdade, quem sabe o problema da violência comece a encontra o seu encaminhamento, através das leis e lutas pelo os seus direitos.
A conseqüência dessas construções preconceituosa é a manifestação da discriminação, uma ação que pode variar a violência física,quando grupos extremista demonstram todo o seu ódio e intolerância pelo extermínio de determinada população, até a violência simbólica, manifestadas por rejeições sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário