sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Escola e a Preponderância do Racismo

A história deixa claro que desde o inicio da colonização do Brasil, que os europeus começaram pela exploração da raça negra e indígena no país. Eles consideravam que estavam forçando a exercer trabalhos brutais difíceis um povo sem conhecimento, incapazes ou inferiores aos outros. Implantaram nessa época a discriminação racial, que ainda perpetua em nossos dias atuais, porém sabe-se que as leis 10639/2003 e 11645/2008, assegura que todo preconceito é crime. Segundo Bentes Bendalack “Não basta ter a lei, mas que além de tê-la devemos forçar sua aplicação pelas Secretárias de Educação municipais e estaduais”
Dizer que o movimento nefro sofreu derrotas é erro. Sabe-se que desde que vieram acorrentados, chicoteados, massacrados e sem liberdade de escolha e expressão para expor suas idéias. Sendo escravizados pelos brancos interessados em aumentar capital, assim como os negros os indígenas foram enganados pelos invasores, em troca recebiam uma pequena quantidade de especiarias, elem de serem obrigados a se catequizarem segundo a crença jesuíta sofrendo assim um processo de “aculturação” isto é a substituição da identidade primordial indígena pelos valores da sociedade dita “civilizada”.
Hoje já existem métodos para exterminar ou no mínimo amenizar o grande problema da divergência racial existente na sociedade, um exemplo desses métodos foi o advento da Lei 10.639 sancionada em nove de janeiro de 2003 e da Lei 11.645 sancionada em onze de março de 2008, embora não preencham o tudo que e propunha, sem dúvida, inicia uma nova etapa da luta pela superação das desigualdades raciais no Brasil e representa uma das maiores conquistas do movimento negro brasileiro.

Aparecida de Sá da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário