domingo, 28 de fevereiro de 2010

DIVESIDADE E CIDADANIA

As diversidades culturais, religiosas, políticas e sociais perdem a convergência, pois ao invés de unificação de forças, a luta pelo poder causa transtornos e desequilíbrio entre seres humanos, ou seja, as condições de equilíbrio são descartadas onde o que prevalece na maioria das vezes é aquele que detém o poder, a ditadura, ainda existe no lar, no trabalho em comunidades de modo geral. Sedo que a sociedade, os cidadãos tem um papel importante para que a cidadania seja colocada em prática mas cruzam os braços e permitem.

A cidadania de uma nação ou município não pode cruzar os braços e deixar que as ciosas aconteçam sem o apoio da opinião publica, permitido somente as ações que tenham um fundamento democrático. Cidadania é sair do estado do comodismo e entrar no estado do direito é perder o medo de conflitar com a injustiça, é alcançar o apogeu do direito, é sentir se bem com o que recebe ou oferece com o que ganha ou com o que paga é viver sem ser ofendido ou ofender.

Para que seja garantido o estado do direito é preciso que se respeite o direito dos outros sem essa de que o direito do outro acaba quando começa o meu o direito do outro acaba quando o meu também acaba. Assim os deficientes, por exemplo, não podem ser excluídos de seus direitos somente porque são deficientes, tem que serem incluídos porque são semelhantes humanos e também têm direitos.

Ser cidadão é respeitar as diversidades sem discriminação de raça, credo ou cor é fazer valer as normas institucionais, dês de que essas sejam proferidas de forma democrática, sendo também respeitadas as leis constitucionais e que as punições sejam feitas para que sirva de exemplo para os demais seres de uma sociedade. Do ponto de vista ética respeitar os seus próprios princípios morais e coloca-se no lugar do outro é o primordial para torna-se um cidadão responsável.

Garantir a cidadania e progredir na conquista do direito, tornando-se um ser conhecedor dos seus direitos, deveres e obrigações perante a sociedade em que vive. Dedicar-se a aquisição de conhecimento, pois quando todos forem educados serão capazes de reivindicar direitos, a educação é com certeza uma arma muito forte contra os preconceitos e discriminações. Pois só se pode adquirir direitos quando se sabe que tem.
Romualdo Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário