segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A exclusão Digital

Nas últimas décadas a Informática vem crescendo a números impressionantes e tomando o controle de diversas áreas que antes dependiam de muitas pessoas, hoje necessita-se apenas de uma pessoa que possa e saiba operar um computador e, sozinha faz um trabalho que antes era feito por dez.

O mundo esta cada vez mais dependente das máquinas como previa o seu criador Bill Gattes quando criou a Internet, que possibilitou a maior interação entre pessoas no mundo inteiro, pois quem tem acesso a Internet pode se comunicar com diversas partes do mundo sem precisar sair de seu país.

Na atualidade, as crianças já começam cada vez mais cedo a serem incluídas no mundo digital e desde cedo já são preparadas para o novo mercado de trabalho ( isso acontece nas escolas privadas) que tende a se informatizar cada vez mais e exige cada vez mais pessoas capacitadas ou seja, que estejam preparadas para lidar com os computadores e saibam desvendar o mundo da Internet.

Os computadores nos trazem uma enorme variedade de facilidades, pois através deles podemos receber informações com mais rapidez do que passando horas fazendo pesquisas em bibliotecas, (nada contra as bibliotecas), hoje se precisarmos fazer um trabalho por exemplo de Biologia Genética, basta acessarmos o SITE especializado e receberemos imediatamente turbilhões de informações e aí só precisaremos selecionar os textos e depois imprimir.

Hoje, os professores principalmente os de nível universitário exigem que seus alunos façam seus trabalhos puramente informatizado. E é aí que entra o problema da exclusão digital principalmente nas cidades do interior há uma grande dificuldade em se ter acesso a Internet pois são poucas as pessoas que podem ter um computador em casa. Na maioria das vezes, os alunos precisam pagar para acessar a Internet e assim poderem concluir seus trabalhos pois são poucas escolas que oferecem uma sala de informática para os alunos e outro problema é que, quando oferecem, os alunos tem que enfrentar filas enormes para poder conseguir um computador e ainda depender da rapidez ou lentidão de Internet. Com isso os alunos muitas vezes perdem notas ou entregam seus trabalhos atrasados tendo prejuízo no seu desempenho escolar, que hoje esta cada vez mais exigido o uso da Internet e a maioria dos professores não aceitam trabalhos manuais e sim digitados. Além da exclusão no ambiente escolar, existe ainda, e de maior gravidade, que é a exclusão na área profissional, que é cada vez exigidos que aqueles que procuram por um emprego tenham pelo menos um curso básico de informática e quando não têm são logo dispensados dando lugar para aqueles que têm um bom conhecimento na área de Informática. Sem contar com aqueles que tenham a vontade de participar de um curso a distância pois hoje sinto na pele essas dificuldades pois também me sinto excluída de certa forma deste mundo novo que aos poucos estou passando a conhecer.

Esse é um problema social muito grave, pois estamos vivendo em mundo marginalizado e tomado pela violência onde crianças sem nenhuma perspectiva de vida não vêem outra solução a não ser roubar para terem uma maior chance de sobreviver. Se estou sendo dramática não sei, só tenho certeza de uma coisa o avanço da tecnologia ainda está sendo para poucos e ainda não chegou as camadas mais necessitadas.

Conclusão, é necessário e urgente que o governo invista melhor na educação de nossas crianças construindo escolas mais equipadas e realmente capacitada para um melhor aprendizado e um melhor desenvolvimento de seus alunos e e principalmente façam um maior investimento em de salas de informática nas escolas municipais dos interiores, para que os alunos de baixa renda tenham mais acesso a Internet, possam fazer um curso grátis e principalmente que eles possam acompanhar o desenvolvimento tecnológico e mais ainda tenham maior chance de ingressar no mercado de trabalho.

Selma Trindade de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário