segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Educação a Distância

Desde muito tempo, já ouvimos falar de cursos em que você recebe o material de estudo pelo correio, ou cursos transmitidos pela televisão. Hoje é possível também fazermos cursos à distância.



As mudanças presentes no nosso dia-a-dia, as inovações tecnológicas evoluem numa velocidade estonteante, de forma que acompanhar tais novidades torna-se uma tarefa quase impossível. Com a rápida evolução, o comportamento social vem sofrendo intensas transformações. Hoje por exemplo, o aluno pode ter acesso a um curso universitário ou outro qualquer sem sair de casa, podendo se graduar até fora de seu país, mas sabe-se que o acesso a esse universo maravilhoso ainda é de pouco alcance em países como o nosso.Pois sabemos que o processo da educação em nível superior a graduação e pós graduação sempre foi muito difícil para as camadas pobres e moradores do interior. Mas apesar das dificuldades a EAD nos dá acessibilidade ao ingresso e permanência na Educação Superior e isso é muito importante para o desenvolvimento do país pois sabemos que povo educado consequentemente será um povo evoluído. E com certeza a EAD veio para revolucionar o processo educacional brasileiro e diga-se de passagem, mundial.



É exigido dos agentes atuantes presenciais ou a distância que sejam capacitados para exercer essa função pois este professor deve ser capaz de se comunicar bem através dos meios selecionados, funcionando como mais um facilitador da aprendizagem, orientador acadêmico e dinamizador da interação coletiva. Então como vemos, os profissionais que atuam como tutores a distância ou mesmo presencial têm um papel importantíssimo para o bom andamento dos cursos a distância e para o sucesso na aprendizagem de seus alunos.



Portanto, a Educação a Distância é um instrumento valioso para a formação continuada do professor ou de outro profissional atuante em outra área e com certeza tem se mostrado uma boa saída para os problemas educacionais brasileiros.

Selma Trindade de Lima

Um comentário: