domingo, 28 de fevereiro de 2010

Direitos humanos no ambiente escolar

Por mais que esse seja um assunto mais do que “batido” em todos os lugares, ainda podemos nos depara com grande violação dos direitos humanos, quer seja no trabalho, na rua, em casa, e até mesmo nas escolas. Pois aqui não se trata apenas de teoria, de beleza nas palavras, mas sim da nossa realidade, do nosso dia a dia. A base dessa teoria esta pautada em muita luta e revolta de grandes pensadores, com o único intuito, a não violação da vida!

Assinada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos veio para resguardar os direitos inalienáveis dos seres humanos, garantindo igualdade para todos, tendo como atos de barbárie o a tirania, repressão, tortura, escravidão, discriminação e etc., ou seja, são 30 artigos que resguardam o direito de qualquer um exercer atividades, igualdade entre os homens, tendo o direito de preservação à vida e o direito à propriedade como os dois principais direitos naturais dos homens.

Ao levarmos a implantação dos direitos humanos dentro das escolas, podemos enumerar inúmeras violações dentro do espaço escolar, sejam eles violados pelos alunos, funcionários, e até mesmo, professores, coordenadores, orientadores e diretores. Com passar dos anos, nós pensamos que poderíamos evoluir, mas em alguns casos estamos voltando para a pré historia, pois antigamente, o professor era respeitado tanto pelos alunos quanto pela sociedade, hoje em dia ele não pode exigir de seu aluno uma atividade que é motivo para ser assassinado ao sair de seu trabalho, ou até mesmo pedir que um aluno desligue o aparelho celular, torna-se um motivo de ter uma cadeira arremessada em sua direção, vemos aí o quanto a violência tomou conta das escolas.

Isto sem falar na precariedade do ambiente escolar. Em uma primeira volta pela escola pude notar a falta de higiene no local, lixo por todo lado, banheiros sujos e com odor forte de urina e fezes, falta de papel higiênico, falta de uma simples barra de sabão, para que os alunos possam lavar as mãos após usarem o banheiro. As salas de aula são quentes e abafadas, ou seja, desfavorável para uma boa aprendizagem.

Pude notar duas grandes falhas relacionadas às barbáries da violação dos direitos humanos, a tirania e violação da privacidade: 1) Conforme uma lei estadual, fica decretada a proibição do uso, pelos alunos, dos aparelhos celulares, dentro das escolas, municipais e estaduais. Baseado nesta lei, o orientador após “tomar” os aparelhos dos mesmos, ainda ficava assistindo o conteúdo dos mesmos, como fotos, vídeos e o que mais contivesse ali. 2) Perseguição pessoal, aquele que não se enquadra do jeito que o poder quer, é visivelmente perseguido e tolhido, ou até mesmo, corre o risco de ser remanejado, por motivos de medo da perda de seu lugar, medo da inteligência alheia.

Assim, podemos concluir, que mesmo que os trinta artigos da constituição façam bodas de diamante, será que ainda teremos que conviver com a violação dos mesmos, tendo que aguentar determinadas humilhações, por parte da minoria “poderosa”, em virtude de viver em paz, ou até mesmo manter-nos vivos, tudo porque vivemos em um mundo capitalista. É hora de dizer BASTA, chegou o momento de irmos a luta, vamos ressuscitar os “cara pintadas”, se precisar queimar novamente os sutiãs, então faremos, vamos exterminar a hipocrisia, precisamos combater toda e qualquer tentativa de violência, as armas nós termos, que são a nossa determinação, força de vontade e as leis constitucionais.
Ana Cecília da Silva Lourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário