domingo, 28 de fevereiro de 2010

ECA-NAS ESCOLAS

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) lei 8.069/90 como tema transversal, tornando-se obrigatório em todo território nacional, conforme a lei 11.525/07 criada pela senadora Patrícia Saboya (PDT-CE).

As crianças de todo o Brasil sendo conscientizadas desta importante lei que até então era apenas um livro com normas que parecia ser esquecido principalmente pelos governantes de nosso país. Agora será comentado nas escolas, e o que é melhor com as pessoas mais interessadas que são as crianças de todo o território nacional.

Essa importante missão a ser transmitida pelos professores, requer um estudo comentado a respeito da lei, que possibilite uma metodologia de ensino eficaz, sem atrapalhar os conteúdos programáticos de cada disciplina.

A capacitação de professores é necessária para que o corpo docente conheça melhor o Estatuto e possa desenvolver métodos para inseri-lo nos conteúdos já existentes, certo que não vai ser fácil com algumas disciplinas como matemática, física e química.

O enriquecimento das disciplinas com o assunto vai com certeza esclarecer normas, formar o cidadão critico, no que diz respeito à aplicação de verbas, na construção de escolas, ginásios de esportes e outros que as crianças e o adolescente tem direitos, mas que nuca foi colocado em pratica, pela maioria dos municípios do nosso país. As conscientizações dos alunos a respeito dos seus direitos eu acredito, vai com certeza causar grandes transformações no que diz respeito às exigências de direitos.

Talvez por esse motivo, a obrigatoriedade de ser trabalhado esse contexto nas salas de aulas de muitas escolas do Brasil, ainda não foi concretizada. Se é lei todos tem que acatar,ou é outra que não vai ser colocada em pratica, “ou fica a critério das escolas” trabalhar esse assunto tão importante para a formação do cidadão critico. Será se é só o Estado de Campo Grande que tem esse compromisso com os cidadãos de seu estado.

A popularização do ECA nas escolas acredito, é construir um pais consciente no que diz respeito: a conquista de direitos, a formação de caráter e a construção de uma sociedade infanto-juvenil cidadã conhecedora de seus direitos e obrigações.

A partir dos debates sobre o ECA nas escolas os meninos e meninas (crianças e adolescentes) podem disseminar o conhecimento com os pais familiares e outros que fazem parte da saciedade em que vivem. Imagino uma criança falando pro seus pais temos direitos a uma quadra de esportes na escola, mas não temos, temos direito, a cultura, mas não temos, temos direito ao lazer, mas não temos, temos direito de material didático, mas não temos, temos direitos a um espaço especifico, pois as salas estão super lotadas, mas não temos, etc. Pai temos o direito e ninguém faz nada para esses direitos sejam adquiridos.

A cidadania passara a existir, sendo que não só as crianças serão conscientizadas, como também os pais que elegem os políticos para esse fim e nada fazem, para que os direitos dos cidadãos sejam adquiridos, desviam as verbas destinadas à construção de escolas, construção de áreas que venham a conceder os direitos das crianças de nosso país.

As instituições só tenham a ganhar no que diz respeito à formação de cidadãos críticos e no que diz respeito ao enriquecida da cultura em relação a cidadania, que com certeza trará não só o que já foi comentado aqui mas também benefícios para as escolas como salas de informática, bibliotecas, salas e banheiros adaptadas para alunos especiais entre outros. Pois as crianças conhecendo seus direitos pode-se ter certeza elas iram exigi-lo, com a formação de grêmios estudantis, movimentos sociais e debates interessantíssimos que iram acontecer em todas as escolas de nosso país.

Os políticos e governantes corruptos que se preparem, pois se os educadores de todo o país começarem a trabalhar essa lei (ECA) nas salas de aula com os verdadeiros futuristas que são as crianças e adolescentes e com a comunidade de modo geral, a concepção atual em relação o ECA ira mudar e as exigências irão acontecer, pois acredito enrolar uma criança com uma barra de doces é fácil, mas quando ela sabe que pode ter múltiplos doces, aaa!... É difícil.

Claro que o professor não pode deixar de trabalhar os conteúdos programáticos para dar atenção somente para o ECA e vice versa.Trabalhar o tema de forma interdisciplinar não é muito fácil como já disse é um grande desafio, portanto, acreditem é preciso, sendo que as crianças e adolescentes são os que mais podem exigir dos governos, pois juntos sofremos: a opressão, o descaso, a violência, a pobreza, a lentidão na aplicação das leis, sem falar nos abusos de todas as espécies que acontecem e nada é feito.

As crianças e adolescentes são quem mais podem exigir, pois são quem mais perdem, com o desvio de verbas publicas, com a não aplicação das leis com a falta de políticas publicas aplicáveis, sim, pois só fica no discurso dos políticos corruptos. Bata em uma criança, ou agrida ela verbal ou fisicamente, tire algo dela a força, ela consciente de seus direitos pra você ver o que acontece.

O mais parabéns Senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) por essa excelente iniciativa, pena que ainda não foi colocado em pratica pela maioria das escolas de nosso país.
Fico muito grato por ter de certa forma participado desse curso que me esclareceu muitas coisas em relação à integração social.
Romualdo Barros

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