segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Inclusão Social e Digital

Devido à grande correria que enfrentamos no mundo atual, onde o tempo quase nunca é suficiente para fazermos tudo o que queremos ou devemos, a educação à distância torna-se uma aliada importantíssima na busca da qualificação profissional. E como a Plataforma Moodle é uma dessas portas para o conhecimento, torna-se também uma aliada dos profissionais que buscam uma capacitação de qualidade sem ter que sacrificar seus empregos.
A facilidade trazida pela Plataforma Moodle e suas ferramentas são atrativos essenciais para os alunos que não tem tempo disponível suficiente para freqüentarem uma sala de aula presencial, durante as manhãs ou tardes de todos os dias da semana, ou ainda para aqueles que moram em locais onde não existem turmas de nível superior ou cursos de formação e capacitação.
Desta maneira, os chats, os fóruns, as salas de bate papo e as outras ferramentas, que são as metodologias de avaliação da Plataforma Moodle, tornam-se recursos que permitem ao aluno expressar suas opiniões e também ouvir as opiniões dos outros alunos, portanto, trata-se de uma educação que visa unicamente o aprendizado de forma construcionista, ou seja, aquela onde o aluno constrói seu próprio conhecimento através dos conteúdos estudados e das ferramentas utilizadas.
Porém, cabe-se aqui dizer que é realmente uma pena que nem todos tenham essas facilidades e comodidades, tendo em vista que a exclusão social ainda é uma realidade patente em nosso país, pois se para alguns é dada essa oportunidade de ingressarem em um ensino superior e uma pós graduação à distancia, infelizmente para a maioria dos brasileiros isso não é possível, essa oportunidade não lhes é dada.
Talvez se esse tipo de ensino, Educação à distância, fosse fornecido à todos os cidadãos brasileiros, a educação melhorasse pelo menos 50%, mesmo porque sabemos que a dificuldade de acesso não é o único empecilho excludente da educação atual, mas é sem dúvida o mais palpável e talvez o de mais fácil solução.
Caso a EAD conseguisse capacitar muito mais profissionais, a nossa realidade social seria outra, porque ela permite que se tenha uma visão mais ampla e nítida de como andam as coisas em nosso país, e portanto tem mais possibilidades de buscarem mudanças e procurarem transformar a realidade educacional e social para termos um futuro melhor para os cidadãos que estão chegando agora.
Aliás, o futuro está nas mãos de nossas crianças, adolescentes e jovens e é por aí, que temos que tentar um recomeço e expandir uma nova visão dessa realidade, que tem jeito, mas para tanto, precisa do apoio de todos. A Plataforma Moodle, está fazendo a sua parte, possibilitando o acesso de todos à educação, porém a busca por melhorias tem que partir de cada um. Se todos se unirem conseguiremos mudar a educação no Brasil.







Em uma sociedade onde a situação educacional é no mínimo precária, a oportunidade de melhorias está sem dúvida nem uma em uma educação baseada na era digital, onde os alunos podem ter acessos com mais facilidades aos meios de comunicação e aos conteúdos escolares.
Para aqueles a quem esse acesso é negado, tudo se torna mais difícil, pois ele perde muitas oportunidades de crescimento, tanto escolar quanto profissional. Por isso esse tema "inclusão digital" é tão debatido e analisado, porque realmente o que para alguns é realidade, para outros é quimera, é um sonho que talvez nunca se realize.
As escolas com o apoio do governo já estão buscando mudar essa realidade, porém isso ainda não foi possível e casos como os que citarei a seguir, são muito comuns em todas as regiões brasileiras:
Todos, com certeza já presenciaram cenas onde uma pessoa idosa ou um analfabeto digital não conseguem acessar os caixas eletrônicos dos bancos, em parte por não conseguirem ler e acompanhar o que lhes é instruido, po outro lado por não saberem nem como manusear a máquina, daí vem a vergonha de pedir ajuda, o medo de errar e por consequência, acaba pedindo ajuda a quem não deveria sem saber qual a real intensão dessa pessoa, isso não aconteceria se eles soubessem como lidar com aquele tipo de maquinário;
Não só os idosos passam por esse tipo de dificuldade e é prejudicado de alguma forma, os alunos mais pobres que não tem acesso à internet acabam por não conseguirem realizar todas as atividades escolares de pesquisa e isso lhes causa uma redução significativa na nota final e também na obtenção dos conhecimentos que aquela atividade lhes traria.
Outro caso de exclusão digital pode ser visto com relação aos adolescentes e jovens que não tem como comunicarem-se com seus amigos e familiares que estão distantes, em um curto espaço de tempo, sem terem o acesso a internet, que na era digital é de suma importância, e eles não tem esse acesso por falta de recursos financeiros, enquanto que os que tem tais recursos e acesso, ficam mais sucetíveis às mudanças ocorridas no mundo todo, ficam sabendo de tudo mais rápido, portanto conseguem uma visão de mundo mais abrangente.
Por fim, existem os casos daqueles que precisam continuar estudando mais não podem frequentar as aulas presenciais, e que poderiam, caso tivessem acesso à internet, frequentar um ensino à distância, onde poderiam estudar sem deixar de trabalhar. Porém, infelizmente essa realidade não é para todos, mas somente para alguns, privilegiados que tiveram mais oportunidades na vida.
Dessa forma, concluo dizendo que se todos, sem exceção, tivessem acesso permitido à todos os meios de comunicação da era digital, a realidade escolar e social do Brasil, seria outra, mas nem tudo está perdido, falta apenas um pouco mais de esforço por parte de todos nós.




aluna: Maria Olimpia Batista de Brito

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