terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

As relações entre raça e condição socioeconômica.

Ao analisar a história do Brasil desde o descobrimento aos dias atuais, percebem-se traços marcantes de discriminação com relação aos negros.
Partindo da tomada dessa consciência, a situação socioeconômica das famílias é um fator fundamental para a determinação do desempenho escolar, ou seja, o conhecimento entre branco e negro é sempre pautado nas classes econômicas.
Com relação à educação nota-se que o preconceito está presente principalmente aos negros, por questões peculiar à convivência e a mescla de diversas etnias e diferentes culturas, por se tratar de uma educação baseada nos modelos européia, assim, os negros sempre foram alvo da discriminação e da exclusão social, os negros eram visto como meros serviçais e constantemente posto à situações humilhantes como a negação de acesso a escola..
Neste processo de negação de seus valores a escola tem um papel fundamental na formação de identidade, é preciso que todos os segmentos da sociedade encarem o desafio na busca de novo paradigma para a educação.
O respeito à diversidade é uma forma de garantir que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos, sabe- se que é um desafio, mas o desenvolvimento de atitudes de respeito de tolerância e respeito à diversidade tem a ver com o direito à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito à participação na sociedade.
Assim, para que as barreiras socioeconômicas, caiam é necessário que as verbas destinadas à educação sejam mais bem aproveitadas e que o mínimo que deve ser repassado obrigação constitucional seja realmente usando para construção, reforma e manutenção das escolas de todo o paí.
Além disso, é fundamental que o governo invista na formação na formação dos professores, melhorando e aumentando seus conhecimentos, possibilitando a utilização de novas técnicas de ensino, satisfazendo os alunos e os profissionais que terão a possibilidade real de atender seus rendimentos e viver melhor

Célia Maria Guimarães de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário