quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vista Minha Pele.

Sabemos que existe vários tipos de preconceitos, que as vezes de maneira inconsciente somos considerados preconceituosos. Instiga-nos a refletir cada vez mais sobre o tema, pois em pleno século XXI, aconteça em nossa sociedade tantos preconceitos.
Assim podemos exemplificar como tais preconceitos que ocorrem nos livros didáticos, onde nem todos os alunos têm acesso ao mesmo. E quando conseguem os mesmos são embasados em títulos preconceituosos fora da realidade das crianças.
Enquanto nos meios de comunicações. São mensionados exclusivamente pessoas de alto poder aquisitivos. Pois as pessoas humildes não vistas em destaque pela sociedade.
Uma outra forma em que ocorre é entre alunos em sala de aula. Pois os alunos que têm um bom desenvolvimento não ajudam os que têm dificuldades em aprender.
Além disso, no bairro é a falta de conhecimento das pessoas que usam certas expressões que acabam denegrindo sua imagem e consequentimente sua auto- estima.
Portanto, precisamos ter mais cuidados ao comunicar-se com outras pessoas, para não cometermos certos preconceitos e não ofendermos os cidadãos.

Diferentes Populações

Com base no material da plataforma, como participante do curso, tenho aprendido muitas coisas importante, para poder desenvolver em sala de aula com meus alunos e a minha comunidade.
Vale ressaltar sobre a plataforma modle ,pois sendo um sistema de gerenciamento de cursos, destinados a programas de computadores para auxiliar as pessoa que precisam adquirir conhecimento. Onde foram criados cursos online de qualidade com sistema de educação via internet que são ambiente virtuais de aprendizagem.
O moodle é soltwar de fonte aberta. Através da plataforma são instalados cursos que são desenvolvidos de maneira responsável, pois participo de um deles. Nesse pequeno período de estudo já adquirir um pouco mais de conhecimento.
Tenho certeza que o mesmo vai contribuir bastante par a minha atuação em sala de aula como profissional. P ois já estudamos sobre os direitos humanos um tema bastante comentado pelos participantes, hoje está sendo abordado é a diversidade cultural. Falar sobre direito é muito bom, mas muitas das vezes esse direito é violado e não respeitam e nem valorizam as pessoas que os cercam. Para tratar de diversidade cultural, onde cada povo têm seus princípios e costumes. É preciso entender que o ser humano é diferente um do outro , embora tenhamos os mesmos direitos perante a sociedade.
Sabemos que os temas mencionados serão útil para todos que estão participando do referido curso. Onde com certeza todos irão adquirir mais conhecimento, que serão valiosos em qualquer ambiente da sociedade.
O curso só está contribuindo cada vez mais, e como educadora de várias formas , por meio de pesquisas de textos que não conhecia, através das atividades desenvolvidas no mesmo.
Acredito que no decorrer do mesmo, vou aprender muito mais, pois já estou agindo de forma que é correto. É com isso, só tenho agradecer o responsável pelo curso, apesar de ser á distância é como se conhecemos os professores pessoalmente, e por isso sou grata.
Tenho que pensar no meu cotidiano e no âmbito educacional.

Por: Cleuci Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário