quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Direitos Humanos e Diversidades na Escola.

A diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social (inclusive a economia) das diferenças.
Ela é construída no processo histórico-cultural na adaptação do homem e da mulher no meio social e no contexto das relações de poder.
Assim também existem as diversidades na escola, pode -se dizer que há um movimento na educação brasileira frente à necessidade da inclusão sobretudo quando se observa o caráter excludente da sociedade e suas repercussões na garantia dos direitos sociais e humanos. Só há educação no sentido pleno do termo,se ela for inclusiva e reconhecer a diversidade. Porque é fundamental promover na escola discussões e ações sistemáticas voltadas para o combate ao racismo para que fique uma educação igualável.




Interdição Racial e as Leis

Percebe-se que negro não tinha direito a acesso no ensino escolar ou fosse em qualquer nível educacional.
Então, mesmo pela exclusão a qual foi submetido essa grande parcela de população ligando o negro exclusivamente ao alfabetismo. Em virtude desse negado ao sistema de ensino ao qual o negro foi submetido, surgem várias indagações que a classe dominante na qual assegura que o branco aprende porque é superior ao negro.
Sabe-se que não basta esclarecer somente ao aluno, mais sim a família que as vezes a mesma dentro de sua residência colocando apelidos: de preto, beiçudo, tição e outros. Acredito que se todos conhecerem a lei, vai amenizar a interdição racial.
Com isso sabemos que a lei rege igualdade para todos os cidadãos e são todos iguais perante a lei, e tem direito sem qualquer distinção, a qual proteção da lei contra qualquer discriminação.
portanto o indivíduo tem direito e dever em plena a dignidade. Por isso devemos valorizar o ser humano respeitando sua cultura, raça, cor e religião, para que eles possam na realidade ter acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e de algo que seja importante para o aperfeiçoamento do seu aprendizado.


Por: Alcidéa Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário