terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A importância da Educação de Pós- Graduação a Distância, seus agentes atuantes bem como a sua colaboração em defesa da cidadania

Educação a distância (EAD), também chamada de teleducação é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem,assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz. A expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância) o termo educação é preferido por ser mais abrangente; embora nenhuma das expressões, segundo o professor seja plenamente completa.

A educação a distância (EAD), em sua forma empírica , é conhecida desde o século XIX. Porém, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Entretanto, ela surgiu da necessidade do processo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias. Nesta modalidade de ensino, estudantes e professores não precisam estar presentes num local específico durante o período de formação. A conexão entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet e outras tecnologias semelhantes. Assim na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina. A metodologia utilizada no ensino a distância não deve haver diferença da metodologia utilizada no ensino presencial. O que muda, basicamente é a forma de comunicação. As estratégias de ensino devem encorporar as novas formas de comunicação e, também, incorporar o potencial de informação da internet. Nesse processo de aprendizagem, assim como no ensino regular o orientador ou tutor da aprendizagem atua como “mediador”, isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação. Esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre o educador e o educando.

Portanto, o processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não, e a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos. A EAD deve ser vista como possibilidade de inserção social, e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária



A importância da Plataforma para o curso

Certamente, trabalhar Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania é um desafio muito grande para o professor. A vida em grupos ou em sociedade, exige uma séria e constante observação de princípios considerados básicos que possa perseguir e alcançar o sonhado Bem- Estar Social. Vivemos hoje numa sociedade em que a violência, a injustiça, a insatisfação, o desrespeito, o preconceito, ainda vigoram nesse início de século,seja dentro ou fora da escola. Haja visto que as problemáticas surgida no âmbito escolar estão relacionadas a problemática presente na sociedade, mas também pode ser um problema gerado na própria escola. Desta forma, esta relação não pode ser vista de modo mecanicista e simplista. Os direitos humanos são naturais e universais, pois estão profundamente ligados à essência do ser humano, independentemente de qualquer ato normativo, e valem para todos; são interdependentes e indivisíveis, pois não podemos separá-los, aceitando apenas os direitos individuais, ou só os sociais, ou só os de defesa ambiental.

Considerando a importância do curso, e a preocupação com o que vem ocorrendo na escola e na sociedade, é importante deixar claro que a família exerce um papel fundamental na estruturação psíquica dos indivíduos, depois vem a cultura e a sociedade em que está inserido. Se todos esses seguimentos possuírem valores éticos e morais, certamente o indivíduo se estruturará a partir deles, se caso contrário , teremos uma sociedade cada vez mais violenta e isenta de ética e moral.

Portanto, é neste sentido, que o curso irá me ajudar a desenvolver ações das quais os indivíduos sejam capazes de julgar, tomar decisões, dar opiniões, serem responsáveis e prontos para exigir que não apena seus direitos, mas também os direitos dos outros sejam respeitados. Acredito que, a escola empenhada na construção de uma sociedade justa, precisa antes de mais nada , questionar suas ações pedagógicas, e acreditar que a mudança de um indivíduo promoverá a mudança de outros e, assim todos envolvidos no processo com certeza nossos objetivos serão atingidos.


Por, Claete guimarães da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário