sábado, 30 de janeiro de 2010

A Importância da Educação Multicultural

Texto 2 Raimundo Nonato Rodrigues da Silva (Aluno da turma de Canaã)
A importância da Educação Multicultural
Ao estudar esta disciplina abriu um leque (visão ampliada) de ver melhor o meio em que convivemos em especial o ambiente escolar; diria que é necessário ter uma visão vertical e horizontal até formar um ponto de cruzamento onde seja formada uma base para o estreitamento entre docente e discente, essa base tem como matéria prima: respeito mutuo e dignidade.
A visão vertical tende aqui um conhecimento mais técnico a ser disseminado pelos os educadores de maneira respeitosa a cultura do discente; para melhor compreensão deste parágrafo refiro à gramática, matemática,..., sem prejuízo do conhecimento adquirido por meio do convívio familiar e da comunidade.
A visão horizontal neste raciocínio tende receber o máximo de conhecimento vindo da comunidade através dos alunos, dos próprios educadores e de todo quadro funcional da escola; com isso passamos a ter uma grande aproximação entre as pessoas do mesmo ambiente de convivência e podemos dizer: temos em nossas mãos os primeiros elementos para a educação multicultural.
O educador a parti destas observações passa ter material para melhor enriquecimento de sua aula mesmo sabendo que não é fácil quebrar o antigo e persistente regime mono cultural, mas acredito que o primeiro passo deve ser dado pelo o educador, pois é quem tem em mãos a fonte que flui todas as matérias primas para uma mudança; após tomar posse deste conteúdo em que deve ter sido colhido através de pesquise, observação na comunidade, sala de aula etc. é preciso que o educador lute para sair do engessamento que no meu entendimento saindo vai superar muitos obstáculos que vem impedindo o desenvolvimento da educação na escola.
O professor engessado não consegui ampliar seu conhecimento, pois se torna um mero canal de transmissão de informação já totalmente conceituada por uma equipe de coordenadores; não quero com isso desfazer a equipe de coordenadores (pedagógica), mas, que seja permitido tempo e liberdade para que o professor venha acrescentar suas novas idéias, e também compartilhar com as dos alunos.
As escolas que já inclui no seu currículo as disciplinas da educação multicultural ainda é preciso melhorar consideravelmente, pois falta um bom planejamento para não acarretar prejuízos ao conhecimento exclusivamente técnico; existe hoje principalmente nas escolas publicas muitas atividades que não constam na grade curricular como: festas, danças regionais, etc. que são usados as cargas horárias de disciplina que vão fazer falta no vestibular, concurso, etc.
O objetivo principal deste texto foi demonstrar algumas formas de ter uma aula mais rica e interessante para alunos e professores, pois quando eu cito visão vertical e horizontal, estou querendo deixa claro que devemos aproveitar de tudo que estar ao nosso alcance, lapidar e aplicar no nosso dia a dia, e também sem tirar a liberdade do educador, mas, que ele tenha alem do respeito amizade do seu aluno com reciprocidade; se o professor na hora necessária descer ao nível do aluno com certeza vai se surpreender com o aprendizado que terá com seu aluno; parece simples mais é interessante, certo dia estava ministrando aula em uma escola bíblica, e o tema era a “humildade,” a classe era de crianças, eu falei que ser humilde não significa andar por aí com roupas costuradas..., imediatamente um aluno me diz, “professor não é costurada, pois todas são costuradas o senhor quer dizer remendada.” Cito apenas para demonstrar que devemos sem perder o comando permitir que os alunos se expresse diante do que estar recebendo.

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