segunda-feira, 1 de março de 2010

EXCLUSÃO DIGITAL

A questão da exclusão digital, torna cada vez mais o cidadão afastado do meio social, algo que oprime as pessoas com situações precárias financeiramente, socialmente.
A isenção e em especial digital é uma forma de fortalecer a hegemonia privilegiando alguns e destruindo o sonho de um futuro melhor. Além de ferir o âmago de todo indivíduo que pretende obter um emprego digno em termos de qualidade de vida. Priva-lo de tal atividade significa apoiar a marginalidade social.
É importante evidenciar a inclusão e em especial a digital pelo fato de ser um meio de comunicação de grande potencial e que para alguns devido a renda não favorecer tal vertente e se tornar de difícil acesso a uma escola de informática onde oferece um ensino de qualidade em capacitação dos interessados e de se inteirar de conhecimentos vários ou seja em todas as áreas da vida do ser humano.
A estrutura que a inclusão digital oferece a população precária no sentido sócio-cultural-político-econômico é de grande impotãncia para cada comunidade
pela sua articulação com outros padrões de vida elevados. Os níveis sociais uma determinada sociedade necessita de primar pela igualdade social e excluir a desigualdade.
Faz-se necessário uma posição por parte dos governos federal, estadual e municipal e de todos que compõem uma determinada nação criar políticas públicas que assista as necessidade inerentes à comunidade.
Comenta-se muito sobre democracia voltada para informática com o objetivo de combater a pobreza, pretende-se mencionar a decadencia em todos os aspectos na vida dos seres humanos.
Desta forma, os gestores de vários setores mostra-se um tanto preocupados em oportunisar e garantir a inclusão digital.
A oferta de oportunidade é o que a maioria dos pobres quem ter e não de caridade.
A exclusão digital não efetiva ao indivíduo a utilização das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), como parte do seu cotidiano, levando-os a possível transformações práticas, culturais e sócio-econômica.
No entanto, a inclusão digital contribui para uma reflexão crítica como instrumento no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, a inclusão digital deve proporcionar ao indivíduo uma educação democrática que assegure a todos uma leitura crítica de mundo e que possam participar ativamente no processo de transformação do contexto social onde estão inseridos.
A maioria da população brasileira está exclusa do acesso dessas tecnologias.
Sendo assim todos o cidadãos pode concentrar esforços para mudar esse paradoxo introduzindo as TICs em seu processo de ensino-aprendizagem que possibilita a apropriação do indivíduo a conhecimentos e habilidades que antes estavam restritos a uma pequena parcela da população economicamente mais favorecida.
Portanto, o nosso País precisa lutar pelas políticas públicas direcionada à inclusão digital democratizada tendo em mente a garantia bem estar social, cultural elevando assim a qualidade de vida da população brasileira.


Modulo 2 – tarefa 2

Responsabilidade= algo que devemos ter conosco e com os demais em todos os campos de nossas vidas.

Prática= realização completa de uma ação.

Social= maneira que devemos ser para viver em sociedade.

Reivindicar= buscar formas de maneira justa para ter direito a alguma coisa.

Liberdade= condição que cada individuo tem direito.

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