quarta-feira, 10 de março de 2010

A importância da plataforma moodle,suas ferramentas,sua contribuição na formação da igualdade de direitos.

A nossa sociedade hoje está tão desenvolvida quanto ao estudo avançado,porque agora não estudamos só em aulas presenciais. Agora sabemos que a tecnologia avançou tanto que já há programa de suma importância,pois ajuda a desenvolver a capacidade de interagir melhor com o computador e ter maior acesso a internete. Este programa no crescimento profissional motivando a pessoa para um futuro mais avançado no dia-a-dia e nos aperfeiçoa melhor no trabalho e traz conhecimento importante na vida de muitos. A Plataforma com seus utensílios valiosos para o profissional,nos ajuda a exibir melhor no seu desempenho em cursos e enriquece sua capacidade,sendo capaz de criar textos complementares. A Plataforma é um meio que o educador navega procurando se expressar e apreciar cada momento de interação. Este programa busca sucesso na vida profissional sendo cooperativo no mundo. Para alguns é um desafio,mas um desafio com grandes vantagens. Essas peças são fundamentais e formais na educação. Sabe-se que elas estão presentes em todas as esferas de nossa vida,tanto na pessoal como na profissional e são contribuidoras no desenvolvimento do docente atuante na rede de ensino à distância e fazendo com que existe a igualdade de direitos,tornando um sociedade de igualitária na qualificação,através de cursos à distância.
As relações sociais hoje se tornam vantajosa através dos programas tecnológicos que compartilham na formação do educador.

Maria da Conceição Mendes Rodrigues

segunda-feira, 8 de março de 2010

Crianças e adolescentes no Brasil.

As noticias que se tem sobre trabalho infantil,abandono, violência a reclusão de menores tem trazido uma grande discussão a forma como nosso pais investi no futuro.O Estatuto da Criança e do Adolescente desfez a adoção de uma política que tem provocado mudanças profundas na vida dos menores carentes.
No artigo 3- da lei 8.069/90.A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuízo de proteção total de que trata esta lei, a segurando-lhes por lei e por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes proporcione o desenvolvimento, físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
No artigo 4-da lei 8.069/90.É dever da família, da comodidade,da sociedade em geral e do poder publico assegurar,com independência prioridade, a efetivação dos direitos referentes a vida, a alimentação, a educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária.Se a criança e o adolescente não gozarem desses direitos, partem para a criminalidade, usando todos os tipos se drogas, outros são vitimas de abusos sexuais, muitos vão roubar e alguns ainda com sofrimento, chegam a ter uma vida normal construindo um futuro melhor para ele.Não e fácil, mas alguns com seguem ser um cidadão de bom caráter.No Brasil foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para defendê-os conceder o melhoramento da vida deles contra a violência que acontece no dia-a-dia.
Um ponto muito critico é como é tratado as crianças e adolescentes formadores de suas ações desrespeitadas.
Segundo o ministério da justiça, após ter observado em pesquisa publicada, que o alto crescimento de numero de jovens com a lei não era conseqüências comum independente entre si.Para o ministério da justiça, o crescimento de jovens e crianças, era simples os interesses próprios.Observa-se a desestruturação social, em que as crianças e adolescentes em situação pobríssima são levadas as mais diversas e discordâncias de planos de sobrevivência. A sociedade brasileira esta encontrando dificuldades em evitar que mesmo uma pequena parte significante de sua população vive mergulhada nesta situação de pobreza. Os adolescentes cometem ações violentas, quando são constrangidos pela total falta de perspectiva, só dificilmente contam com iniciativas que contribuem de forma constante para sua nova vivencia social e restaurações a vida normal.
A infância na mídia, e uma sensação de que, essa infância vai crescer aprendendo coisas boas e ruins. Todos os pais pensam assim. As crianças crescem convivendo com as noticias do mundo, algumas delas são exemplos daqueles que deixam a escola e passam a viver na rua. Mas ainda há pessoas de bom coração que adotam menores ainda entre os 18 e os 21 anos.Quanto a juventude há alguns delitos que são os motivos de internação de jovens infringidos no Brasil, os motivos podem ser : roubo, furto, homicídio, drogas, latrocínio, estupro e são vários. É lamentável saber que a uns 11 anos atrás, uma boa parte das crianças brasileiras entre 0 e 14 anos vivem em condições miseráveis, ou seja a renda mensal da família não passa da metade do salário mínimo. Quase todas as crianças tem acesso ao ensino primário, mas um pouco mais da metade chega a 8- serie e alguns se ingressam ao mercado de trabalho antes de completarem os 15 anos.Dos 15 anos aos 17, quando deveria estar na escola, metade desses estão no trabalho fisco ganhando o pão do dia-a-dia milhões de jovens crescem sem outra perspectiva senão a de transmitir suas dificuldades aos filhos. O desafio é tão comovente que muita gente acaba revelando forças convencida de que se chegam a uma situação da qual não retorno. Pois não e assim que se deve pensar, pra isso há solução Hoje , milhares de fundações e de organizações governamentais e não-governamentais, estão demonstrando como boas idéias, um pouco de dinheiro e uma disposição podem mudar essa realidade para melhor como já está mudando.

Maria da Conceição Mendes Rodrigues.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Relações entre Raça e aproveitamento Escolar.

Estamos sempre vivenciando casos , onde escolas do nosso país , são mensionadas devido as mesmas serem destaque na midia em relação ao aproveitamento escolar de seus alunos . Pois são pessoas preparadas para assumir determinada função na área de educação.
Acredito que para haver um bom desenvolvimento em qualquer escola, precisa haver determinação ,diálogopara poder evitar a discriminação e o preconceito entre os mesmos.só assim teremos um bom rendimento escolar.
É de conhecimento de qualquer pessoa que dentro de uma sala de aula acontece vários tipos de conflitos e para isso é preciso que os educadores precisam está preparados e bem informados para resolver e solucionar qualquer conflito entre os discentes.
É preciso conscientizar os discentes desde as series iniciais para que no futuro conheça seus direitos e seus deveres,perante as leis e a sociedade de um modo geral.

Vista Minha Pele.


São vários os tipos de preconceitos que podemos destacar, que as vezes de maneira inconsciente ou pelo fato de sermos considerados preconceituosos são usados alguns meios para que inúmeros preconceitos cheguem a determinados indivíduos.
Assim podemos exemplificar como tais preconceitos ocorrem nos livros e nos meios de comunicação, exaltando certas classes mais favorecidas com seus hábitos de moradia, alimentação, vestir e outros, enquanto que os menos favorecidos não são vistos em destaque pela sociedade. Uma outra forma em que ocorrem o preconceito é pela falta de conhecimento das pessoas que acabam usando certas expressões preconceituosas que possam denegrir a sua imagem e conseqüentemente a sua auto-estima.
Portanto devemos ter o cuidado principalmente com cor das pessoas, para não cometermos certos preconceitos que de uma certa forma venha ofendermos cidadãos.

Por: Evalda Mendes Sales

segunda-feira, 1 de março de 2010

EXCLUSÃO DIGITAL

A questão da exclusão digital, torna cada vez mais o cidadão afastado do meio social, algo que oprime as pessoas com situações precárias financeiramente, socialmente.
A isenção e em especial digital é uma forma de fortalecer a hegemonia privilegiando alguns e destruindo o sonho de um futuro melhor. Além de ferir o âmago de todo indivíduo que pretende obter um emprego digno em termos de qualidade de vida. Priva-lo de tal atividade significa apoiar a marginalidade social.
É importante evidenciar a inclusão e em especial a digital pelo fato de ser um meio de comunicação de grande potencial e que para alguns devido a renda não favorecer tal vertente e se tornar de difícil acesso a uma escola de informática onde oferece um ensino de qualidade em capacitação dos interessados e de se inteirar de conhecimentos vários ou seja em todas as áreas da vida do ser humano.
A estrutura que a inclusão digital oferece a população precária no sentido sócio-cultural-político-econômico é de grande impotãncia para cada comunidade
pela sua articulação com outros padrões de vida elevados. Os níveis sociais uma determinada sociedade necessita de primar pela igualdade social e excluir a desigualdade.
Faz-se necessário uma posição por parte dos governos federal, estadual e municipal e de todos que compõem uma determinada nação criar políticas públicas que assista as necessidade inerentes à comunidade.
Comenta-se muito sobre democracia voltada para informática com o objetivo de combater a pobreza, pretende-se mencionar a decadencia em todos os aspectos na vida dos seres humanos.
Desta forma, os gestores de vários setores mostra-se um tanto preocupados em oportunisar e garantir a inclusão digital.
A oferta de oportunidade é o que a maioria dos pobres quem ter e não de caridade.
A exclusão digital não efetiva ao indivíduo a utilização das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), como parte do seu cotidiano, levando-os a possível transformações práticas, culturais e sócio-econômica.
No entanto, a inclusão digital contribui para uma reflexão crítica como instrumento no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, a inclusão digital deve proporcionar ao indivíduo uma educação democrática que assegure a todos uma leitura crítica de mundo e que possam participar ativamente no processo de transformação do contexto social onde estão inseridos.
A maioria da população brasileira está exclusa do acesso dessas tecnologias.
Sendo assim todos o cidadãos pode concentrar esforços para mudar esse paradoxo introduzindo as TICs em seu processo de ensino-aprendizagem que possibilita a apropriação do indivíduo a conhecimentos e habilidades que antes estavam restritos a uma pequena parcela da população economicamente mais favorecida.
Portanto, o nosso País precisa lutar pelas políticas públicas direcionada à inclusão digital democratizada tendo em mente a garantia bem estar social, cultural elevando assim a qualidade de vida da população brasileira.


Modulo 2 – tarefa 2

Responsabilidade= algo que devemos ter conosco e com os demais em todos os campos de nossas vidas.

Prática= realização completa de uma ação.

Social= maneira que devemos ser para viver em sociedade.

Reivindicar= buscar formas de maneira justa para ter direito a alguma coisa.

Liberdade= condição que cada individuo tem direito.